terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL FAGUNDES VARELA: UMA CONQUISTA POPULAR!

ESCOLA MUNICIPAL FAGUNDES VARELA: UMA CONQUISTA POPULAR!
         
           A luta por uma nova escola de ensino fundamental no Engenho do Mato é antiga. Vem desde que o Governo do Estado enganou a comunidade dizendo que fecharia a Escola Fagundes Varela para obras e nunca mais a abriu. Posteriormente soubemos pela imprensa que o terreno de nossa única escola de ensino fundamental teria sido cedido ao Detran. Imediatamente reagimos, provocamos o Município para que buscasse a doação do terreno e assumisse a escola e denunciamos o fato ao Ministério Público. O Governo do Estado nos ignorou e continuou anunciando o Posto do Detran, que além de acabar definitivamente com nossa escola traria impactos ambientais e viários irreparáveis em pleno Caminho Darwin no entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 

           Em março deste ano, após um pedido nosso, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública sobre o fato e a comunidade compareceu em peso. Mais de 100 pessoas estiveram presentes e consensualmente se colocaram contra a instalação do Detran na localidade. Do Poder Legislativo apenas os vereadores Paulo Eduardo Gomes e Renatinho compareceram e do Poder Executivo apenas a Secretaria Municipal de Educação compareceu e demonstrou interesse pelo terreno. No entanto, o Governo do Estado não compareceu na Audiência nem nas reuniões que realizamos e seguiu ignorando o pedido da comunidade. Apenas agora, mais de 06 meses depois, após muita luta da comunidade, com a realização de diversos atos públicos, abaixo-assinados, manifestações de jovens e estudantes, é que o Poder Público recuou da proposta. 

       Ou seja, fato é que quem conseguiu essa vitória para a cidade e para o Engenho do Mato foi a própria comunidade através da luta e da resistência popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário